Cerro Corá: Homem morre vítima de afogamento no Açude Catolé

Afogamento foi registrado nessa tarde de quarta-feira (17), no Açude Catolé, localizado na zona rural de Cerro Corá, tendo como vítima a pessoa de Francisco Barbosa (Kadu), residente no sítio DNOCS, zona rural do município.

A polícia Militar foi informada da ocorrência por volta das 16h, que posteriormente acionou o ITEP.

Segundo informações, a vítima participava de um piquenique.

O COMUNICADOR

Postado em 18 de abril de 2024 - 8:50h

Câmara acelera pacote para frear invasões do MST

Sem-terra fazem manifestação pela reforma agrária; proposta impõe restrições aos invasores – FOTO: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou urgência para apreciar um projeto de lei que se refere a invasões de terra. O requerimento de urgência foi pautado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em meio à nova investida do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que retomou as invasões e disse ter ocupado 24 propriedades desde a semana passada, no Abril Vermelho. Com a urgência aprovada, o texto não precisará passar por análise em comissões antes de ir a plenário.


Lira também está em crise com o governo: nesta terça, o primo dele, Wilson Cesar de Lira Santos, foi demitido do comando da superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. Na semana passada, ele definiu o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como “um incompetente” e “desafeto pessoal”.

O projeto prevê sanções administrativas e restrições aplicadas aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional. Líder do governo na Câmara, José Guimarães reclamou do fato de a votação não ter sido alinhada na reunião do colégio de líderes.

“Para que fazemos reuniões, se os acordos não são cumpridos? Isto é um absurdo. Daqui a pouco é melhor não fazermos mais encontros para alinhar a pauta deste plenário”, disse.

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara adiou a votação de um projeto que “dispõe sobre a retirada de invasores de propriedades privadas”.

O texto prevê que proprietários de terras invadidas possam retomá-las “por sua própria força ou utilizar força policial”, independentemente de ordem judicial, “contanto que o faça logo e que os atos de defesa ou desforço não ultrapassem o indispensável à manutenção ou restituição da posse”. A votação não pôde ser realizada pela abertura da Ordem do Dia no plenário da Casa.

TRIBUNA DO NORTE

Postado em 18 de abril de 2024 - 7:34h

Dano ambiental grave: Carro imunizador à serviço da prefeitura de São Paulo do Potengi descarta fezes em área inapropriada

Um carro imunizador foi flagrado despejando dejetos humanos na comunidade rural de Lagoa Comprida, em São Paulo do Potengi. O veículo tem contrato com a prefeitura municipal e deveria descartar os dejetos humanos em um local apropriado no município de Tangará-RN, distante apenas 45km de São Paulo do Potengi.

A suspeita já havia sido denunciada por moradores que viam o veículo imunizador derramando esgoto no meio ambiente, e com a frequência destas ações de crime ambiental, uma campana foi feita, o que resultou em imagens reais do descaso.

O veículo recolheu o esgoto em uma residência e logo em seguida foi seguido, um drone filmou o carro jogando dejetos na natureza. Isso é uma falta de respeito com a população. 

O descarte irregular de esgoto é uma das principais fontes de poluição em rios e córregos. Além de causar danos à natureza, isso pode também gerar prejuízos financeiros, já que o lançamento de resíduos é um crime ambiental e que afeta a saúde pública da comunidade como um todo.

JAIR SAMPAIO

Postado em 18 de abril de 2024 - 7:00h

Força Tática apreende droga e prende dupla suspeita de tráfico no Santo Antônio

Na manhã desta quarta-feira 17 de abril de 2024, o Segundo Batalhão de Polícia Militar, através da Força Tática, por volta das 10:15 horas, estava em patrulhamento no Bairro Santo Antônio, mais precisamente na rua Ilo Nogueira, quando visualizou o indivíduo Luiz Emanuel de Lima Figueiredo, no interior de uma residência abandonada, local este conhecido no meio policial por tráfico de drogas.

Ao avistar a aproximação da viatura, o elemento tentou se evadir, não logrando êxito. Em sua companhia estava Marcelo Augusto Matias da Silva. Realizada a abordagem foi verificado que ambos estavam cortando e embalando substância análoga ao crack.

Na ocasião foi apreendida a quantidade de 152 pedras de crack já embaladas, totalizando 20 gramas, 01 balança de precisão, lâminas de barbear, diversas embalagens de plástico e 02 celulares de procedência duvidosa.

FIM DA LINHA

Postado em 18 de abril de 2024 - 6:55h

Força Nacional do SUS chega ao RN para atender população em áreas isoladas por enchentes em Ipanguaçu

Equipe da Força Nacional do SUS em reunião em Natal — Foto: Cedida

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (17) para atuar durante pelo menos 10 dias no suporte à população de áreas isoladas por causa das enchentes em Ipanguaçu, na região Oeste do estado.

município decretou estado de calamidade no início de abril, após os transbordamentos de açudes da região deixarem várias comunidades ilhadas.

O grupo é formado por oito profissionais, entre enfermeiros e médicos. De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, o município fez um relatório sobre a situação da famílias que estão em áreas isoladas ou abrigadas em escolas da cidade.

A partir do relatório, o estado solicitou a presença dos técnicos do Ministério da Saúde para visitarem as áreas afetadas. A visita técnica ocorreu há cerca de quatro dias, junto com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e secretarias de saúde pública do estado e município. Entre os problemas identificados, estava o aumento dos casos de doenças, principalmente viroses.

Ruas alagadas em Ipanguaçu — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

“Diante dessa situação, os técnicos do Ministério da Saúde vieram fazer o reconhecimento e entenderam a necessidade de enviar esse apoio da Força Nacional do SUS. A equipe é capacitada para esse tipo de situação”, afirmou o superintendente.

Na manhã desta quarta (17), a equipe da Força Nacional participou de uma reunião na Secretaria de Saúde Pública do RN, em Natal. Da capital, o grupo segue para Ipanguaçu, onde deve se reunir com as equipes locais para definir um plano de ação.

A equipe vai oferecer assistência de saúde às famílias, realizar vacinação, entre outros tipos de atendimentos. “Eles trazem também um kit calamidade, composto por medicamentos e insumos”, afirmou Jalmir.

Casas alagadas em Ipanguaçu — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

Segundo a Prefeitura de Ipanguaçu, o município ainda segue com três bairros alagados e 16 comunidades rurais isoladas. No entanto, a lâmina de sangria do açude local reduziu de 38 centímetros, registrados na semana passada, para 14 centímetros.

Força Nacional do SUS

De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do SUS foi criada em novembro de 2011 e é voltada à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta local.

Ainda segundo o governo federal, a Força Nacional da Saúde já atuou em mais de 50 missões de apoio a situações de desastres naturais e no apoio à gestão de grandes eventos.

Em 2023, por exemplo, a Força Nacional atuou no atendimento à população do povo Yanomami, em Roraima, que enfrentava casos de desnutrição e malária..

G1RN

Postado em 17 de abril de 2024 - 15:08h

Natal tem redução de 100% no número de mortes em acidente de trânsito por embriaguez

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) registrou redução de 100% no número de óbito decorrente de acidentes de trânsito com fator alcoolemia nos últimos 16 meses em Natal.

O último acidente com vítima fatal registrado mediante fator álcool na capital do Estado ocorreu no dia 17 de dezembro de 2022 ,na zona oeste, quando um idoso, a bordo de bicicleta, foi vitimado por condutor em estado de embriaguez.

O alto número de prisões em flagrante de condutores embriagados(quase 650 somente nos últimos 16 meses); o incremento das operações e a montagem das barreiras também dentro dos bairros são apontados como os principais motivos que ensejaram na estatística positiva.

PORTAL BO

Postado em 17 de abril de 2024 - 15:02h

Armado e estribado é preso na Zona Sul de Natal

Na tarde dessa terça-feira (16), a Polícia Militar, através do 5° BPM, efetuou a prisão de um homem, por posse ilegal de arma de fogo, aparelhos de telefone celular e dinheiro de procedência duvidosa no interior de sua residência, no conjunto Pirangi, zona Sul de Natal.

A Vtr B.O5-10 foi acionada, via copom, por volta das 13:30h, para uma ocorrência de disparo de arma de fogo, em uma sapataria na rua São João Del Rey, Conjunto Pirangi.

No local foi mantido contato com o responsável pelo local, que autorizou a entrada dos policiais em sua residência. Na busca foi encontrado um revólver cal. 38 numeração ilegível, cinco celulares, dois relógios e uma quantia de R$ 3.750,00.

Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de plantão, na Zona Sul, para os devidos processos legais.

PORTALBO

Postado em 17 de abril de 2024 - 15:00h

Homem é executado a tiros dentro de casa na Zona Leste de Natal

Um homem foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (17) dentro de uma casa no conjunto Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal. A vítima ainda não foi identificada.

Segundo a Polícia Militar, o crime tem características de execução. Contudo, ainda não há pistas dos assassinos nem da motivação do homicídio.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal.

PORTAL BO

Postado em 17 de abril de 2024 - 14:59h

Professores da UFRN aprovam greve a partir de segunda-feira (22)

Na tarde desta terça-feira (16), professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovaram greve por tempo indeterminado, prevista para começar na próxima segunda-feira (22). A decisão é resultado de um plebiscito que contou com a participação de 1.820 dos 2.396 docentes aptos a votar. Realizada nos dias 15 e 16 de abril, através do site do ADURN-Sindicato, a consulta registrou 62,52% dos votos favoráveis e 34,06% dos votos contra a deflagração da greve. Outros 3,40% dos participantes se abstiveram na votação. O resultado foi lavrado em ata pela comissão responsável pelo plebiscito, após o encerramento da votação.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, a participação histórica da categoria representa a vitória da democracia. Negrão destacou que “o ADURN-Sindicato encaminhou o indicativo, construiu o plebiscito e fez valer o voto de todos e todas as professoras e professores da ativa. Durante todo o processo de construção desse movimento, o ADURN-Sindicato privilegiou a escuta de sua base”, afirmou.

Além da consulta, duas assembleias e encontros com docentes dos campi do interior foram realizados, com o objetivo de ouvir aqueles que são representados pela entidade. “A participação massiva dos e das docentes, sem dúvidas, traz um grande peso à greve que será deflagrada no próximo dia 22 de abril, por tempo indeterminado. O ADURN-Sindicato saúda os professores e professoras que participaram desse momento histórico, em que o plebiscito se confirma como a instância mais democrática o possível para decisões dessa magnitude”, reforçou Oswaldo.

Os docentes possuem reivindicações em duas frentes. Com o conjunto dos servidores públicos federais, pleiteiam reajuste salarial linear de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025, e 7,06% em 2026, totalizando 22,8%. Já a demanda específica da categoria é, principalmente, a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Na proposta de reestruturação, encaminhada pelo PROIFES-Federação, Os reajustes propostos são: 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Nesta quarta-feira (17), o Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato se reúne na sede da entidade para dar os encaminhamentos necessários para a deflagração da greve. “O próximo passo é criar, junto com o Conselho, o nosso comando de greve para notificar a reitoria a respeito da decisão da categoria”, explicou o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão.

JAIR SAMPAIO

Postado em 17 de abril de 2024 - 12:06h

De novo: Homem é preso com arma e droga pela Polícia Militar em Caicó

Por volta das 20h da última segunda feira, 15, durante patrulhamento ostensivo no bairro Paulo VI, policiais militares do 6º BPM observaram um indivíduo em conduta suspeita e praticando direção perigosa em uma motocicleta.

Com base na situação, a equipe iniciou um acompanhamento tático até conseguir abordar o indivíduo, e diante de uma minuciosa revista, a equipe conseguiu localizar e apreender 1 revólver calibre 38 oxidado, com cabo em mau estado de conservação, 6 munições intactas, Substâncias diversas análogas a entorpecentes e vários sacos plásticos.

Diante dos fatos, o indivíduo foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.

A ação rápida e precisa do GTO do 6º BPM contribuiu para a retirada de uma arma de fogo e drogas das ruas de Caicó, garantindo a segurança da comunidade.

Samuel Sousa Régis, vulgo Samuca, 30 anos, é reincidente em crimes dessa natureza, um velho conhecido da polícia caicoense. A prisão da última segunda feira foi feita pelo GTO/6° BPM.

A imagem usada na matéria é de Samuca aos 22 anos, à época, ele teria sido preso em uma operação policial na zona oeste, também acusado de portar arma de fogo e traficar drogas.

POLÍCIA MILITAR

Postado em 17 de abril de 2024 - 12:04h

Homem vai ao posto de saúde retirar dente e sai com agulha na boca no interior do RN

Um morador do município de Santo Antônio do Salto da Onça, distante 74 quilômetros de Natal, procurou atendimento em um posto de saúde da cidade para realizar a extração de um dente siso, mas acabou deixando o local com uma agulha na boca.

Luiz Gonzaga Júnior conta que, além de não ter o dente retirado, ainda precisou voltar para casa com o corpo estranho alojado na mandíbula. “Fui extrair o dente, quando cheguei lá, ele [dentista] deu a anestesia, quebrou a agulha e cortou a gengiva para ver se retirava a agulha. Não conseguiu retirar a agulha e não conseguiu retirar o dente”, relata.

O paciente procurou atendimento no Hospital Onofre Lopes, em Natal. No HOL, ele teve a gengiva cortada novamente para mais uma tentativa de retirar a agulha, porém, o médico informou que o objeto não se encontrava mais alojado no local. Mais uma vez, nem o dente, nem a agulha foram retirados. “Ele ponteou novamente e falou que ia tirar o dente quando sarasse. Disse para eu não fazer esforço para a agulha não subir, pois se ‘pegar’ na veia do olho cega e se ela descer e ‘pegar’ a veia que dá acesso ao coração, pode acontecer de me matar”, disse.

Luiz Gonzaga segue aguardando o retorno ao HOL para tentar, mais uma vez, retirar o corpo estranho.

FOCOELHO

Postado em 17 de abril de 2024 - 12:00h

Fuga de presos de Mossoró ‘foi a única e será a última’ dos presídios federais, diz Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski durante audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (16) que a fuga dos dois detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) “foi a única e será a última” do sistema penitenciário federal.

Ele deu as declarações durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Ao comentar a fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento em fevereiro, o ministro disse que várias falhas no estabelecimento prisional permitiram que a dupla escapasse, como o “relaxamento da vigilância”.

Rogério e Deibson ficaram 50 dias foragidos e foram recapturados em Marabá, no Pará, a mais de 1,5 mil quilômetros de Mossoró.

“Projeto antiquado, obsoleto. É uma prisão que tem mais de 20 anos, uma penitenciária antiquíssima em que os padrões de segurança talvez não fossem tão rigorosos como hoje se exigem nas novas penitenciárias”, disse.

“Houve a fadiga do material, houve sim relaxamento da vigilância, houve quebra dos protocolos de segurança, as revistas diárias não foram feitas, vários equipamentos falharam, estavam fora de uso, obsoletos, como videocâmeras, luzes. Não havia as muralhas em torno de presídios, porque isso é normal, todo presídio é cercado de muralhas”, completou o ministro.

A fuga dos detentos de Mossoró foi a primeira na história do sistema penitenciário federal, instituído em 2006. Além da penitenciária do Rio Grande Norte, há outras quatro unidades.

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram do presídio em 14 de fevereiro, após abrirem passagem por um buraco atrás de uma luminária. Na fuga, eles cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local.

Eles foram recapturados no dia 4 de abril por agentes da Polícia Rodoviária Federal com o apoio da Polícia Federal.

Oposição critica atuação do governo

A atuação do governo federal foi criticada por deputados que participaram da comissão. “Foram 50 dias de operação que nada se resolveu no estado, de fracasso”, disse o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN).

G1RN

Postado em 17 de abril de 2024 - 11:56h

Rio volta a encher e alaga desvio em construção na BR-304

Rio cobre desvio em construção às margens da BR-304 — Foto: Reprodução

A construção de um desvio na BR-304, após a ruptura de uma ponte em Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, vai receber um novo prazo. Nesta terça-feira (16), o Rio Ponta de Serra, que causou o desmoronamento de ponte no dia 31 de março, alagou o desvio que vinha sendo preparado no trecho.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) informou que as obras estão sendo executadas dentro do prazo previsto inicialmente, no entanto, “em virtude da forte incidência de chuvas na região, o cronograma pode ser revisto”.

A princípio, a previsão era de que a obra iniciada no dia 3 de abril durasse 15 dias. No entanto, o Dnit afirmou nesta terça-feira (16) que “está demandando todos os esforços para que a construção do desvio seja concluída até o final deste mês (abril)”.

G1RN

Postado em 17 de abril de 2024 - 11:54h

Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes de pacientes e funcionários por redução de insumos

Entrada do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. (Arquivo) — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Acompanhantes de pacientes e funcionários do Hospital Geral Walfredo Gurgel – maior hospital da rede pública do Rio Grande do Norte – estão sem a alimentação normalmente fornecida pela unidade desde o início da manhã desta quarta-feira (17).

Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, o motivo da suspensão da alimentação foi a diminuição no fornecimento dos insumos.

Ainda de acordo com a gestão estadual, alimentação dos pacientes segue garantida e a previsão é de que a situação seja normalizada até a quinta-feira (18).

Acompanhantes de pacientes disseram que foram informados do problema ainda na terça-feira (16). A massoterapeuta Sandra Regina acompanha o marido internado há cinco dias na unidade, por causa de uma hemorragia.

“Nós fomos avisados ontem que os acompanhantes e os funcionários não iam ter alimentação, só que tem pessoas que não têm condições e passam dia e noite cuidando seus enfermos e não têm condição de ter alimentação, de comprar seu alimento, então depende da alimentação do hospital”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, a última refeição dos acompanhantes foi às 22h da terça-feira (16).

“Mas hoje não teve de manhã, nem vai ter almoço. Há uma indignação no hospital. O pessoal vai comer fora, se virar como pode. E quem não tem? Vai passar o dia de fome?”, questionou.

Segundo o Sindisaúde, sindicato que representa os servidores, a falta de insumos teria sido causada pela falta de pagamento ao fornecedores.

G1RN

Postado em 17 de abril de 2024 - 11:53h

Foragido da justiça com 30 anos de condenação é preso em abordagem da PRF na BR 304

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite desta terça feira 16 de abril de 2024, um foragido da justiça condenado a 30 anos de prisão por crimes de roubo (artigo 157) e furto (artigo 155), durante uma abordagem a um veículo de passageiros na BR 304 em Mossoró.

Francisco Daniel Marcelino de Souza, o “Gaguinho de Pau dos Ferros”, 38 anos, natural de Pau dos Ferros, viajava em uma Van de Natal para Pau dos Ferros e entre Mossoró e Assú, o veículo foi abordado pela PRF que realizava fiscalização de rotina.

O foragido se apresentou com nome falso, mas logo foi desmascarado pelos agentes federais, que realizaram consulta minuciosa em seu sistema e descobriram a verdadeira identidade do criminoso. Ele foi conduzido à delegacia da Polícia Civil de plantão em Mossoró e apresentado ao delegado Caetano Balmamn.

FIM DA LINHA

Postado em 17 de abril de 2024 - 11:51h

Ex-presidiário é executado com mais de 20 tiros no município de Caraúbas na região Oeste Potiguar

Um crime de homicídio com características de execução, foi registrado na tarde desta terça feira 16 de abril de 2024, no Bairro Aroldo Maia em Caraúbas na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi o ex-presidiário Antônio Francisco Ferreira, de 43 anos.

De acordo com a Polícia Militar, ele estava deitado em uma rede, na frente de casa, quando foi surpreendido por homens que chegaram e começaram a atirar em sua direção. Antônio Francisco foi alvejado e não resistiu, indo a óbito antes da chegada do socorro médico.

No local, a equipe do Itep, que realizou a perícia, recolheu 22 cápsulas de pistola 9mm, que ficaram espalhadas em volta do corpo da vítima. Ao menos 20 perfurações foram visualizadas pela equipe pericial. O corpo foi recolhido para exames na unidade do Itep em Mossoró.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia informou que a vítima respondia processo por crime sexual. A Polícia Civil de Caraúbas, vai investigar o caso, para tentar chegar aos autores e a motivação.

FIM DA LINHA

Postado em 17 de abril de 2024 - 11:50h

Policial Militar, julgado por tentativa de homicídio contra blogueiro é absolvido da acusação

O policial militar Raimundo Francisco Martins de Melo, de 41 anos, julgado nesta terça feira (16) acusado de tentar matar o blogueiro João Marcolino Neto, crime ocorrido em 2020 na cidade de Caraúbas foi absolvido.

Os jurados consideraram que Marcolino foi sim vítima, e também reconheceram o réu como autor dos disparos que atingiram o carro do blogueiro, no entanto, não consideraram  uma tentativa de homicídio.O julgamento começou as 09hs e terminou por volta das 18h10min. Acusação e defesa usaram todo o tempo disponível, para mostrar suas teses ao corpo de jurados. Na sala secreta, os sete membros da sociedade Mossoroense votaram pela absolvição do PM.

O promotor de justiça Ítalo Moreira Martins, representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte afirmou que já recorreu da decisão dos jurados. O recurso será encaminhado ao Tribunal de Justiça do estado e o PM poderá ir a novo julgamento.

FIM DA LINHA

Postado em 17 de abril de 2024 - 11:49h

Ladeira é tomada por correnteza e árvore cai após chuvas em Pipa

Chuvas atingiram Pipa, no Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Correntezas tomaram conta de algumas ruas da praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, após as chuvas que caíram nesta terça-feira (16) no litoral sul do Rio Grande do Norte e em outras partes do estado. Além disso, uma árvore caiu em uma rua no centro do distrito.

Um vídeo registrado por um morador mostrou uma correnteza na ladeira do Largo de São Sebastião, ponto conhecido em Pipa (veja acima).

Segundo a prefeitura de Tibau do Sul, em um dos muros dessa ladeira foi colocada uma sinalização de alerta e perigo por conta do risco de queda. O aviso é para as pessoas não trafegarem pelos pontos e nem deixarem veículos estacionados próximo.

Em nota, o município informou que recebeu um “volume atípico de chuva” para o esperado no período. Segundo a prefeitura de Tibau do Sul, as situações de alagamento em Pipa identificadas “já foram todas normalizadas”.

A Defesa Civi Municipal não chegou a ser acionada, segundo a prefeitura. O Corpo de Bombeiros informou que também não foi chamado para nenhuma ocorrência em Pipa.

A outra ocorrência registrada na cidade foi a queda de uma árvore em cima de uma moto na Rua da Mata. A árvore foi retirada do local pelos próprios moradores. Ninguém ficou ferido no acidente, mas a rua precisou ser interditada.

Árvore caiu na Rua da Mata, em Pipa — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Chuvas acima da média

Segundo o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o RN recebeu até a segunda-feira (15), cerca de 70% da média da chuva esperada para o mês de abril.

A média foi de 99,5 milímetros – e o esperado é 146,8 mm.

Segundo a Emparn, as regiões mais chuvosas, no período, foram: Agreste Potiguar e Central Potiguar, que já atingiram 78,8% e 70,2%, respectivamente.

“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

G1RN

Postado em 16 de abril de 2024 - 22:08h

Câmara aprova criação de banco de dados de condenados por pedofilia em Natal

Foto: Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (16), um projeto de lei que prevê a criação, da parte do Executivo Municipal, de um cadastro de pessoas condenadas por pedofilia para que seja utilizado de forma a prevenir e proteger crianças e adolescentes do município. Na ocasião, entre outras matérias, foram apreciados quatro vetos do chefe do Executivo, sendo um deles rejeitado.

De autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o PL nº 576/2022, institui o Banco de Dados Municipal de Proteção da Criança e do Adolescente. “Sabemos que há muitas pessoas condenadas e é importante que o município tenha esse cadastro para ser disponibilizado, com acesso restrito, às autoridades. Trata-se de uma iniciativa para dar segurança às nossas crianças e adolescentes”, disse o autor.

Também foram aprovados, em segunda discussão, o PL nº 397/2022, do vereador Chagas Catarino (União Brasil), que institui a “Semana Municipal de Gastronomia das Comunidades”; o PL nº 408/2022, do vereador Hermes Câmara (PSDB), que dispõe sobre passeios turísticos voltados à população idosa; o PL nº 182/2023, do vereador Eribaldo Medeiros (Rede), que institui o Plano de Resiliência, além da concessão do Título de Cidadão Natalense ao Professor Universitário e Contador, Picter da Silva, proposto pela vereadora Margareth Régia (Republicanos).

Vetos

Os vereadores de Natal apreciaram, ainda, vetos do Executivo Municipal a quatro projetos de leis. Para o Projeto de Lei nº 63/2021, de autoria do Vereador Robson Carvalho (União Brasil), que “institui o Programa Orla Acessível” o veto foi derrubado. “A Prefeitura já assinou ordem de serviço para reformar toda a orla e no projeto pedimos que aproveite para deixá-la acessível e inclusiva”, explicou o vereador.

Os outros três permaneceram vetados. No caso, o PL nº 188/2021, de autoria do Vereador Raniere Barbosa (União Brasil), que estabelece diretrizes para o aprimoramento da educação especial, por meio das rodas de conversa integrada que serão realizadas com a finalidade de apoiar os estudantes com deficiência e seus familiares na inclusão escolar; o PL 388/2022, do vereador Aroldo Alves, Aroldo Alves (PSDB), que institui um Banco de dados de Proteção da Criança e do Adolescente, mediante cadastro de pedófilos; e o PL nº 183/2022, de autoria da Vereadora Brisa Bracchi (PT), que dispõe sobre a inserção de cláusula nos contratos entre o Município e empresas para combater assédio sexual com seus funcionários. O Executivo entendeu que havia invasão de competência.

TRIBUNA DO NORTE

Postado em 16 de abril de 2024 - 17:47h

Polícia Federal indicia empresários por desmatamento em área de proteção ambiental do RN

Dois empresários foram indiciados pela Polícia Federal por promover desmatamento não autorizado em uma área de proteção ambiental no município de Espírito Santo, na região do Litoral Sul potiguar.

Segundo a polícia, o desmatamento realizado com tratores e outras máquinas ocorreu na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Uma, do bioma Mata Atlântica. Os investigados teriam o objetivo de plantar cana-de-açúcar na área.

“O dano ambiental foi constatado por meio de exame pericial que demonstra vasta derrubada de mangabeiras na área de coleta de mangaba dos rurícolas da etnia ‘Catu’, os quais encontram-se sob regularização perante a Funai, como indígenas”, informou a Polícia Federal.

Ainda segundo a PF, no final de janeiro de 2024, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) já havia autuado o empresário mandante, e notificado um outro empresário, executor do desmatamento, proprietário dos tratores de esteira, além de outras máquinas.

A Polícia Federal informou que vai seguir com a investigação e ouvir outros envolvidos nos crimes ambientais.

Após o indiciamento e conclusão do inquérito policial, os autos serão enviados ao Ministério Público Federal para ajuizamento de processo criminal contra os responsáveis.

JAIR SAMPAIO

Postado em 16 de abril de 2024 - 17:43h

“Ainda querem falar que a gente não vive uma ditadura”, diz mulher de publicitário alvo da PF no RN

A influenciadora digital Ana Moreno publicou um vídeo nas redes sociais na manhã desta terça-feira (16) logo após o marido dela, o publicitário Rafael Moreno, ser alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal no âmbito da nova fase da Operação Lesa Pátria.

Segundo ela, os agentes levaram o celular de Rafael por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Rafael é um dos alvos da operação por suspeita de financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Não dá para dar bom dia no nosso país. 5h da manhã. Busca e apreensão na nossa casa. 5h da manhã. Estávamos dormindo. A única pergunta que eu tenho a fazer é: até quando vai durar isso? 5h da manhã, Federal na sua porta. Constrangimento por falar a verdade, por estar do lado da verdade. Meu esposo… Quem conhece sabe da índole e do caráter. Abrimos nossa casa, afinal a gente não deve nada. A gente abriu a casa sem problema algum, mas está aí. Ainda querem falar que a gente não vive uma ditadura”, afirmou Ana Moreno.

Rafael Moreno foi citado no relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) na CPMI dos Atos Golpistas. “Entre as fontes financeiras, destaca-se a vaquinha virtual mantida pelo publicitário Rafael Moreno de Souza Santos, que chegou a arrecadar mais de R$ 60 mil por meio de um site de financiamento coletivo”, aponta um trecho do texto.

98 FM

Postado em 16 de abril de 2024 - 17:41h

HOMEM É ASSASSINADO APÓS TER A CASA INVADIDA EM UPANEMA

O município de Upanema, na região Oeste Potiguar, distante há 40 quilômetros de Mossoró, registrou durante a madrugada desta segunda-feira, 15 de Abril de 2024, um crime de homicídio.

Segundo informações, criminosos armados invadiram uma residência na Rua Joaquim Rocha Barros, e mataram a pessoa de Jeferson Teixeira Gondim, de 29 anos. O crime ocorreu por volta de 01h10mim,

Após o crime, os atiradores fugiram do local e não foram identificados. Em seguida a Polícia Militar esteve no local fazendo o isolamento da área.

As equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão de Mossoró estiveram no local e após os procedimentos, realizou a remoção do corpo. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

PASSANDO NA HORA

Postado em 16 de abril de 2024 - 17:34h

Inmet emite alerta de chuvas intensas em mais de 130 municípios do RN; veja lista

Alerta de chuvas no Rio Grande do Norte — Foto: Inmet/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial por causa de chuvas intensas em 137 municípios potiguares. O aviso é válido da manhã desta terça-feira (16) até às 10h desta quarta-feira (17).

De acordo com o alerta amarelo, a previsão é de chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 60 km por hora.

Ainda segundo o Inmet, o cenário climático pode causar baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, por causa do leve risco de queda e descargas elétricas. Outras orientações são: não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Cidades com alerta amarelo do Inmet

  • Assu
  • Afonso Bezerra
  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Alto do Rodrigues
  • Angicos
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Areia Branca
  • Arês
  • Augusto Severo
  • Baía Formosa
  • Baraúna
  • Barcelona
  • Bento Fernandes
  • Bodó
  • Bom Jesus
  • Brejinho
  • Caiçara do Norte
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Canguaretama
  • Caraúbas
  • Carnaubais
  • Ceará-Mirim
  • Cerro Corá
  • Coronel João Pessoa
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Espírito Santo
  • Extremoz
  • Felipe Guerra
  • Fernando Pedroza
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Galinhos
  • Goianinha
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Grossos
  • Guamaré
  • Ielmo Marinho
  • Ipanguaçu
  • Itajá
  • Itaú
  • Jandaíra
  • Janduís
  • Januário Cicco
  • Jardim de Angicos
  • Jardim de Piranhas
  • João Câmara
  • João Dias
  • José da Penha
  • Jucurutu
  • Jundiá
  • Lagoa d’Anta
  • Lagoa de Pedras
  • Lagoa de Velhos
  • Lagoa Salgada
  • Lajes
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Macaíba
  • Macau
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Maxaranguape
  • Messias Targino
  • Montanhas
  • Monte Alegre
  • Mossoró
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Olho d’Água do Borges
  • Paraná
  • Paraú
  • Parazinho
  • Parnamirim
  • Passagem
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pedra Grande
  • Pedra Preta
  • Pedro Avelino
  • Pedro Velho
  • Pendências
  • Pilões
  • Poço Branco
  • Portalegre
  • Porto do Mangue
  • Pureza
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Riachuelo
  • Rio do Fogo
  • Rodolfo Fernandes
  • Ruy Barbosa
  • Santa Maria
  • Santana do Matos
  • Santo Antônio
  • São Bento do Norte
  • São Francisco do Oeste
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • São José do Campestre
  • São Miguel
  • São Miguel do Gostoso
  • São Paulo do Potengi
  • São Pedro
  • São Rafael
  • São Tomé
  • Senador Elói de Souza
  • Senador Georgino Avelino
  • Serra Caiada
  • Serra do Mel
  • Serrinha
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Sítio Novo
  • Taboleiro Grande
  • Taipu
  • Tangará
  • Tenente Ananias
  • Tibau
  • Tibau do Sul
  • Touros
  • Triunfo Potiguar
  • Umarizal
  • Upanema
  • Várzea
  • Venha-Ver
  • Vera Cruz
  • Viçosa
  • Vila Flor

G1RN

Postado em 16 de abril de 2024 - 17:33h

Teto de sala de aula desaba em escola pública no interior do RN

O teto de uma sala de aula desabou, nesta terça-feira (16), em uma escola municipal de Bento Fernandes, no Agreste potiguar. Ninguém ficou ferido.

Segundo a prefeitura do município, o “desabamento parcial” do teto aconteceu durante a madrugada na Escola Municipal Maria do Carmo e possivelmente foi causado pelas chuvas que caíram na região nos últimos dias.

A direção da escola informou que as aulas das turmas dos quinto e sexto ano do ensino fundamental ficarão suspensas ao longo desta semana.

O local foi isolado e, segundo o município, uma inspeção em todas as instalações da escola será feita para identificar outros possíveis “pontos de fragilidade que possam comprometer a segurança de alunos e funcionários”.

O município informou que trabalha para que o retorno às aulas ocorra no menor tempo possível.

Com informações de g1 RN

Postado em 16 de abril de 2024 - 17:31h