Macaco guariba é salvo de afogamento em Barra do Cunhaú

Um macaco da espécie guariba (também conhecida como bugio) foi resgatado na segunda-feira (3) por pescadores enquanto nadava na Praia de Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama, litoral sul do Rio Grande do Norte. A espécie é tipica da região costeira entre Alagoas e RN.

O animal apresentava sinais de cansaço e estava sendo levado pela correnteza em direção ao mar aberto quando foi resgatado. Após ser retirado das águas, o macaco, que foi apelidado de “Chico”, foi levado para a casa de um dos pescadores.

O grupo que ajudou Chico acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas o órgão afirmou não ter condições de enviar uma equipe à região. Um funcionário de uma empresa de aquicultura foi até a casa do pescador para prestar ajuda.

O primata recebeu cuidados veterinários, foi alimentado e descansou durante a noite. Os exames mostraram que Chico estava saudável e apto a voltar ao seu habitat natural. O macaco foi solto em uma reserva de mata atlântica de 80 hectares na manhã desta terça-feira (4) após autorização do Ibama.

OP9/RN

Pescadores resgataram Chico nesta segunda (3). Foto: Cedida

Postado em 4 de junho de 2019 - 18:17h