Surfistas encontram duas geladeiras dentro do mar em Natal

Duas geladeiras descartadas de forma irregular foram encontradas dentro do mar por cinco surfistas, todos adolescentes, no último domingo (21), em Natal. Os materiais foram removidos e colocados no calçadão da Via Costeira, corredor turístico da capital potiguar. De acordo com os garotos, não é difícil encontrar golfinhos na região. O lixo pode prejudicar o meio ambiente. Na manhã desta terça-feira (23), as geladeiras estavam no mesmo local em que foram deixadas.A praia conhecida como Posto B tem pouco movimento, sendo mais frequentada pelos surfistas e turistas hospedados em um dos hotéis do luxo da Via Costeira. Segundo o estudante Ricardo Cardoso de Oliveira, de 15 anos, o grupo saiu para surfar pela manhã, como costuma fazer, e estava esperando a maré secar, quando um idoso que passava pelo local viu uma das geladeiras e tentou tirá-la da água.

“Nós fomos lá para ajudar ele e resolvemos colocar na Via Costeira para alguém levar”, lembra. “Achei um absurdo. Esse lixo pode prejudicar os animais. A gente sempre vê golfinhos por ali”, lembra o garoto.

Mesma preocupação teve o André Jorge Almeida, outro integrante do grupo, que postou os vídeos e fotos da cena nas redes sociais. Ele disse que outros objetos como canudos e garrafas também foram achados.”Pode parecer clichê falar de impactos ambientais, do despejo de resíduos no mar, mas essas imagens mostram que ainda estamos longe de um modelo adequado de tratamento do lixo. Existem diversos animais que vivem no mar e que confundem esses materiais com alimentos e morrem. Além da contaminação da água com microplásticos, que absorvem moléculas tóxicas capazes de matar inúmeras espécies e destruir ecossistemas”, afirmou na publicação.

G1/RN

Postado em 23 de julho de 2019 - 11:57h