Covid-19: avião da FAB pousa em Parnamirim com 12 pacientes de Manaus; total de transferidos sobe para 77

Mais 12 pacientes que estavam internados com covid-19 em quatro unidades hospitalares de Manaus foram transferidos para Natal. A decolagem, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi às 21h16 de ontem, no aeroporto de Ponta Pelada, zona sul de Manaus.

Seriam transferidos 14 pacientes, mas durante a avaliação prévia, dois não puderam embarcar por condições clínicas. Durante a viagem uma equipe médica acompanhou os pacientes até a internação no hospital de destino.

De acordo com o governo do Amazonas, 77 pacientes internados em unidades da rede estadual de Saúde já foram transferidos para tratamento em hospitais de outros estados: nove foram para Teresina, 23 para São Luís, 15 para Brasília, 15 para João Pessoa, 12 para Natal e outros três pacientes que foram para Rio Branco transferidos de Tabatinga.

Pelo Twitter, a Prefeitura de Natal informou que os pacientes desembarcaram na Base Aérea em Parnamirim por volta das 2h50 de hoje.

O Samu deu apoio na remoção dos pacientes do aeroporto ao local de internação, juntamente com dez batedores da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). Foram utilizadas três ambulâncias básicas, duas de suporte avançado e duas do transporte sanitário do município. Dois pacientes foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e dez para o HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes).

JAIR SAMPAIO

Postado em 18 de janeiro de 2021 - 14:04h