Assalto a carro-forte: segurança morto e três pessoas feridas em Recife

Um assalto contra um carro-forte deixou um vigilante morto e outras três pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (13). O crime aconteceu na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) na Avenida Herculano Bandeira, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O vigilante que morreu se chamaria José da Silveira Trajano, 50 anos. Os criminosos levaram R$ 260 mil em um malote e duas espingardas calibre .12 dos seguranças.

Os feridos são outro vigilante, identificado como Luciano Trajano, 52 anos, atingido na perna. Ele foi levado para o Hospital da Restauração, no Derby. Outros feridos foram um motociclista que passava no local e um suspeito de participar da investida, detido em um veículo modelo Jeep Renegade de cor branca. O suspeito se chamaria José Geraldo Cordeiro da Silva e foi levado em estado grave para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Imbiribeira. Ele será transferido para o HR.

“A gente vê que o acesso não é privilegiado para o vigilante ter condição de chegar com segurança e sair rapidamente depois de entregar o dinheiro. A ação foi muito bem planejada. Esse tipo de ocorrência lamentavelmente pode voltar a acontecer. Foram 20 mortes no ano passado e esse ano foi a primeira. A gente espera que não tenha mais”, diz o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários, João Rufino.

Segundo testemunhas, quando o carro-forte parou na agência, o veículo dos criminosos se aproximou e um dos suspeitos começou a atirar. Houve muitos tiros e correria de funcionários e clientes. A agência teve os vidros quebrados e ficou com muitas marcas de tiros.

A ação criminosa ocorreu em plena luz do dia e teria acontecido no horário em que os carros-fortes costumam abastecer a agência. Equipes da Polícia Militar de Pernambuco e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. Agentes da Polícia Civil iniciaram as investigações. O trânsito no local ficou complicado por conta da movimentação.

A Secretaria de Defesa Social divulgou nota informando que o caso será investigado pela Força-Tarefa Bancos, composta por integrantes das polícias Civil, Militar, Científica e representantes dos bancos, entre outros órgãos.  “Equipes do 19º Batalhão da PM, com o apoio de unidades especializadas da Corporação, e equipes da delegacia de Roubos e Furtos, chefiada pelo delegado Vinicius Notari, estão em diligências na busca de pistas que levem aos outros integrantes da quadrilha. Após o ocorrido, providências foram adotadas de modo a normalizar o fluxo e tranquilizar a população”, diz o texto.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, até o momento, foram 12 investidas criminosas contra instituições bancárias neste ano: seis assaltos, quatro casos de estelionato, um arrombamento e uma invasão. Em 2018, foram registradas 190 ações criminosas do tipo. O número representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior, que registrou 185 casos.

op9

 

Assalto ocorreu em plena luz do dia. Foto: Reprodução

Assalto ocorreu em plena luz do dia. Foto: Reprodução

 

Postado em 14 de fevereiro de 2019 - 8:57h