Família e viúva de assaltante: unidos no crime e na morte

A quadrilha formada por oito pessoas mortas durante operação das PMs de Pernambuco e da Paraíba nesta terça-feira (2) tinha os integrantes pessoas da mesma família e a viúva de um assaltante de banco. De acordo com a polícia, que divulgou as identidades dos mortos, o grupo era composto por seis homens, um deles um adolescente de 17 anos, e duas mulheres.

Quatro deles são suspeitos de participar do assassinato de um policial militar em Santa Cruz do Capibaribe ocorrido na segunda-feira (1º), enquanto os demais teriam feito o resgate dos comparsas. Investigações dão conta de que a quadrilha tinha atuação interestadual e era especializada em assaltos a bancos.

Leia também:
Novo Cangaço: 86 mortos em 15 batalhas entre polícia e quadrilhas
Vereador de Betânia estaria entre os mortos na ação policial na PB
Suspeitos de assalto e morte de PM em Pernambuco são mortos na PB
Vídeo mostra momento em que PM é morto em Santa Cruz
PM é morto e outro fica ferido em tiroteio em Santa Cruz
Onze assaltantes de banco são mortos no interior de Alagoas
Suspeitos mortos eram procurados pelas polícias de todo Nordeste

Alguns dos envolvidos já tinham passagem pela polícia. É o caso de José Adson de Lima, conhecido como Galego de Lena, apontado como líder da quadrilha. Ele é apontado como participante do assalto e do sequestro sofridos pelo gerente do Bradesco da cidade de Custódia, em outubro do ano passado, quando foi roubada a quantia de R$ 700 mil, e era considerado foragido da Justiça.

Entre os mortos também está o vereador Andson Berigue (PP), que exercia mandado na cidade de Betânia, no Agreste de Pernambuco. Nanaca, como era conhecido, foi eleito em 2016 com 482 votos. O vereador seguiu até Barra de São Miguel para resgatar o irmão, José Adson. Um primo deles, Wedys Souza Vieira, conhecido como Edys de Gevan, também foi morto.

Já uma das mulheres que integrava a quadrilha, Reniere Alves de Souza, era viúva de um dos integrantes da quadrilha que participou do assalto à agência bancária de Águas Belas, também no Agreste pernambucano, em novembro de 2018. Ele foi um dos 11 suspeitos mortos em confronto com a Polícia Civil de Alagoas em 2018 na cidade de Santana do Ipanema.

Dinheiro roubado em Santa Cruz do Capibaribe foi recuperado

Durante a operação policial que culminou com a morte das oito pessoas, foram apreendidos R$ 56.075 em espécie, resultado do roubo realizado na segunda-feira em Santa Cruz do Capibaribe. Vários armamentos também foram encontrados com a quadrilha. Com eles estavam duas pistolas 380, dois revólveres 38 e uma espingarda calibre 12 de repetição, dois carregadores calibre 38, 30 munições 380 intactas, 57 munições 38 intactas, quatro munições 38 deflagradas, cinco munições 12 intactas, sete aparelhos celulares e dois veículos.

Confira a lista com os nomes dos envolvidos:
  • Marcela Virgínia Silva do Nascimento, 32 anos
  • Reniere Alves de Souza, 32 anos
  • José Pedro Agostinho da Silva, 30 anos
  • Manoel José de Lima, 37 anos
  • Andson Berigue de Lima, 29 anos, vulgo Nanaca (vereador eleito pelo PP em Betânia, Pernambuco)
  • José Adson de Lima, idade não informada, vulgo Galego de Lena
  • Wedys Souza Vieira, 22 anos
  • E.M.G.S, 17 anos
  • OP0
  • Policiais apreenderam armas, celulares e o dinheiro do roubo em Santa Cruz. Foto: Polícia Militar/Divulgação
Postado em 3 de julho de 2019 - 15:24h