Manchas de óleo começam a aparecer em praias de Tibau do Norte
Várias praias do município de Tibau, conhecido como Tibau do Norte, a 323 quilômetros de Natal, na Região Oeste do Estado, entraram para a lista de locais com a presença de óleo no litoral do Nordeste. O óleo começou a ser encontrado por banhistas e pescadores na quinta-feira (24) nas Praias de Gado Bravo, Emanoelas e do Ceará.
Na manhã desta sexta-feira (25), equipes da Marinha do Brasil iniciaram o trabalho de coleta do óleo em Tibau. Devido à influência das correntes marítimas e das marés, não está descartada a possibilidade do óleo começar a chegar a outras praias da chamada Costa Branca potiguar.
Leia também:
Resgatada primeira ave com mancha de óleo no Rio Grande do Norte
Novas praias são atingidas por óleo e tartaruga é encontrada morta
Presidente em exercício, Alcolumbre fala em mais verbas para combate a óleo
Óleo afeta setor de pescado e estudo da UFBA alerta para contaminação
Voluntários que tiveram contato com óleo procuram hospital
Governo instala gabinete para controle de óleo nas praias do RN
Vídeo mostra sétima tartaruga encontrada coberta por óleo no RN
Campanha arrecada equipamentos para limpar óleo nas praias do RN
No Rio Grande do Norte já são 43 áreas atingidas pelo petróleo vazado sob circunstâncias ainda desconhecidas. Banhistas e pescadores estão assustados com a situação.
A fauna marinha é diretamente afetada. Desde setembro, no litoral nordestino, há registros de pelo menos 41 animais encontrados cobertos de óleo, mortos ou vivos, sendo 31 tartarugas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Tibau fica há 40 quilômetros de distância de Mossoró, onde está instalado o campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o único Centro de Despetrolização e descontaminação da fauna oleada marinha existente no Nordeste.
OP9/RN