Companhia desativa 24 ‘gatos de energia’ em Natal e 1 no interior do RN; homem é preso

Uma operação da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) com a Polícia Militar descobriu e desativou 25 “gatos de energia” nesta terça-feira (14). Desse total, 24 eram no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, enquanto um foi encontrado no município de Doutor Severiano, no Alto Oeste potiguar.

O homem responsável pela ligação clandestina em Doutor Severiano foi preso em flagrante. Ele usava o gato de energia para um plantio irrigado de cana de açúcar, na zona rural do município. O homem foi conduzido para prestar depoimento na Delegacia de São Miguel.

O “gato de energia” é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Essa é a primeira pessoa detida neste ano no RN pela irregularidade. Em 2019, 14 pessoas foram presas em flagrante no estado por ligações clandestinas.

A Cosern alerta que a ligação irregular representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo, além de desencadear perturbações no fornecimento de energia da região e a possibilidade da queima de eletrodomésticos. A fraude pode ser denunciada, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Companhia.

Postado em 15 de janeiro de 2020 - 7:58h