Operação da PF contra organização suspeita de roubos a bancos e lavagem de dinheiro cumpre mandados no RN e mais quatro estados
Uma operação deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal na manhã desta quarta-feira (18) cumpre mandados contra uma suposta organização criminosa suspeita de roubos a bancos, e lavagem de dinheiro.
Ao todo, 18 mandados são cumpridos dentro da Operação Penumbra no Rio Grande do Norte e mais quatro estados, nas cidades de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ).
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCrim) do Rio Grande do Norte. Também são previstas medidas de sequestro de contas e bens.
Segundo a PF, durante a investigação, também foram levantadas informações sobre esquemas de agiotagem, bem como lavagem de dinheiro oriundo do crime. A Receita Federal realizou uma análise fiscal dos envolvidos.
Os levantamentos comprovaram, ainda segundo a PF, a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas no últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso.
Também foi apurado a existência de associação entre os investigados, o que configura conduta de organização criminosa, com estrutura hierárquica e divisão de tarefas.
O nome da operação remete, segundo a polícia, ao fato de que os alvos “agiam na sombra”, em nome de laranjas e criando empresas de fachada.
G1RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/6/A/QkdA3RTYCIUBHSCuAY9g/whatsapp-image-2022-05-18-at-08.55.51.jpeg)