Profissionais de saúde protestam a favor do piso da enfermagem em Natal

Profissionais de saúde realizaram nesta quarta-feira (21), um ato pela implantação do piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. A ação se estende durante todo o dia e faz parte de uma mobilização nacional da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), uma programação foi montada ao longo de toda a quarta-feira, entre oficina de cartazes, apresentações culturais, culminando em um ato público realizado durante a tarde.

Na última quinta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a suspensão da lei que criou o piso salarial dos profissionais de enfermagem. A lei segue suspensa até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.

“A principal reivindicação é pressionar o congresso e o executivo a apresentar a fonte de custeio que está impedindo que a gente tenha, de fato, a implantação do nosso piso salarial”, explica João Assunção, um dos diretores do Sindsaúde/RN.

A lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras foi aprovada em julho pelo Congresso e sancionada, com um veto, em agosto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O veto retirou do texto que tinha sido aprovado a determinação para que os pisos fossem atualizados, de forma anual, com base na inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O trecho foi vetado por Bolsonaro, fato que também é alvo de protestos da categoria.

G1RN

Profissionais da enfermagem estiveram reunidos no bairro da Cidade Alta, em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi
Postado em 21 de setembro de 2022 - 19:16h