Currais Novos ganha sete relíquias sagradas do Vaticano para celebrar 30 anos da Matriz da Imaculada Conceição

O mapa do turismo religioso potiguar ganhará mais um destino importante para visitação a partir do dia 8 de dezembro. Nessa data, a Matriz da Imaculada Conceição, co-padroeira de Currais Novos, na região do Seridó, receberá sete relíquias sagradas santos e beatos, presenteadas à cidade pelo Vaticano.

Entre as relíquias sagradas, está um pedaço da pele de Santa Dulce dos Pobres, primeira brasileira canonizada pelo Papa Francisco em 2019, e fios de cabelo do Beato Carlo Acutis, adolescente italiano morto aos 15 anos vítima de leucemia em 2006, venerado por milhões de jovens católicos ao redor do mundo e considerado o “Padroeiro da Internet”.

”Um pequeno pedaço do corpo de Santa Dulce dos Pobres e do Beato Carlo Acutis já estão expostos permanentemente deste 27 de novembro, Domingo do Advento, junto à porta sagrada do templo”, explica Padre Fagner Dantas, pároco da Imaculada e responsável pela costura diplomática que trouxe as relíquias de Roma para Currais Novos.

“As outras cinco relíquias serão “sepultadas” no novo altar da Matriz, totalmente reformado, durante uma cerimônia especial de dedicação do templo à Deus marcada para o dia 8 de dezembro, conduzida pelo Bispo Dom Antônio Carlos”, complementa o pároco.

Padre Fagner também ressalta: “Rendemos graças por tão grande dom concedido a todos nós, por todos os que construíram este Templo e se dedicaram ao longo destes anos à nossa evangelização. Rezamos também para que a fé continue a nos guiar e sustentar”.

O rito da “dedicação” é um ato que remonta ao Antigo Testamento, quando o profeta Salomão ungiu o Templo de Jerusalém, e serve para mostrar a dignidade do local onde os fiéis se reúnem. Tanto a “dedicação” da Matriz da Imaculada Conceição à Deus quanto o acolhimento das relíquias sagradas fazem parte das comemorações dos 30 anos da igreja, que tem formato circular e foi construída numa escarpa a partir de doações de católicos alemães e de devotos do município.

A festa da Imaculada Conceição de Currais Novos vai acontecer de 28 de novembro a 8 de dezembro e tem como tema “Deus vos salve, Mãe Imaculada”.

96 FM

Postado em 30 de novembro de 2022 - 8:05h