Mexicano acusado de comandar cartel ligado ao narcotráfico é extraditado para os EUA

A Polícia Federal confirmou que extraditou um traficante de drogas mexicano de 46 anos para os Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (10). O homem é apontado como uma das lideranças do cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) – uma das principais organizações ligadas ao narcotráfico no México.

José Gonzales Valencia, conhecido como “Chepa”, “Camaron” e “Santy”, foi preso no Ceará em dezembro de 2017. Na época, a PF informou que ele passava férias com a família no Brasil.

Desde então, Chepa aguardava o processo na Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte – por ser considerado um preso de alta periculosidade.

O embarque para os Estados Unidos aconteceu no Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, em um avião da Drug Enforcement Administration (DEA) – a agência norte-americana de combate ao narcotráfico.

Segundo a PF, o homem possui nacionalidade mexicana e norte-americana e é acusado de ser um dos dos três líderes do cartel, sendo responsável pelas operações financeiras do grupo.

No Brasil, o estrangeiro também respondia a uma ação penal, já que entrou no país usando um passaporte boliviano falso.

Cartel Jalisco

Segundo a polícia, o cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) é dedicado principalmente ao tráfico de drogas químicas, as quais importa de outros países, como China, Argentina ou Chile.

A mercadoria entra no México disfarçada de medicamentos. A partir daí, tem sua composição alterada, com a adição de outros compostos químicos, é embalada e vendida no país e nos Estados Unidos.

Em 2017, a organização criminosa foi apontada como uma das que mais cresce no México.

G1RN

Traficante mexicano apontado como líder do cartel Jalisco Nova Geração foi extraditado do Brasil para os Estados Unidos nesta quarta-feira (10) — Foto: Cedida/PF
Traficante mexicano apontado como líder do cartel Jalisco Nova Geração foi extraditado do Brasil para os Estados Unidos nesta quarta-feira (10) — Foto: Cedida/PF
Postado em 10 de novembro de 2021 - 14:48h