Virose da mosca: sintomas e prevenção

A Virose da mosca é a forma popular de chamar a Doença Diarreica Aguda (DDA), grupo de doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Durante o período chuvoso, quando a água em excesso contribui para a proliferação das moscas, elas hospedam vírus e bactérias que são facilmente transmitidos para os seres humanos, podendo ser por meio de alimentos ou utensílios contaminados.

Quais os sintomas da Virose da Mosca?

Os principais sintomas da contaminação permanecem no paciente em torno de 2 a 5 dias e podem ser:

  • Febre;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreias;
  • Cólicas abdominais;
  • Desidratação (apenas nos casos mais graves).

Como podemos nos prevenir da Virose da mosca?

Por seu uma infecção que ocorre facilmente através do consumo de alimentos ou uso de utensílios e superfícies contaminadas, a prevenção pode ocorrer de forma simples.

A principal forma é evitando o consumo de alimentos crus ou mal cozidos, lavando bem os utensílios antes de usar, fazer uma boa higiene das mãos e manter sempre o lixo tampado. Assim você consegue afastar as moscas e insetos da sua casa.

Qual o tratamento para a Virose da Mosca?

Ao perceber os sintomas, procure o pronto atendimento médico, principalmente se for em adultos com mais de 60 anos ou crianças menores de 5 anos.

A hidratação também é um fator importante durante o processo de melhora da doença. A ingestão de água e suco em níveis acima do normal podem ajudar na recuperação dos casos.

JAIR SAMPAIO

Postado em 28 de abril de 2023 - 16:43h