Criança de 10 meses recebe transporte aeromédico de Natal para Porto Alegre para transplante de fígado

Uma bebê de 10 meses, portadora de um grave problema hepático, foi transferida de Natal (RN) para Porto Alegre (RS) para realizar um transplante de fígado. A remoção aeromédica aconteceu nesta terça-feira (8) em uma operação conjunta entre o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), vinculado à Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

A criança, que estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi levada de ambulância do Hospital Infantil Varela Santiago até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. De lá, embarcou no helicóptero Potiguar 02, equipado com UTI aérea, que a transportou até a Base Aérea de Natal.

Na sequência, a paciente foi transferida para uma aeronave do Corpo de Bombeiros da Paraíba, com destino a Porto Alegre, onde passará por cirurgia de transplante hepático.

A operação foi coordenada pela equipe do CIOPAER, após regulação feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo o órgão, a ação integrada foi essencial para garantir a agilidade no atendimento e a segurança da criança durante todo o deslocamento.

PORTAL DA TROPICAL

Postado em 8 de outubro de 2025 - 9:44h