Operação investiga descontos irregulares em aposentadorias e cumpre mandados no RN

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (18), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.

No Rio Grande do Norte, assim como em outros estados, estão sendo cumpridos mandados judiciais para aprofundar as investigações. Ao todo, a operação ocorre em seis estados — São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão — além do Distrito Federal.

Nesta etapa, a Justiça autorizou 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF e a CGU, o esquema envolve a inclusão de dados falsos em sistemas oficiais para realizar descontos associativos sem autorização dos beneficiários, causando prejuízo a aposentados e pensionistas. As investigações apuram crimes como estelionato previdenciário, organização criminosa e ocultação de patrimônio.

PORTAL DA TROPICAL

Postado em 19 de dezembro de 2025 - 8:25h